PERFIL POLÍTICO DAS CANDIDATURAS MAJORITÁRIAS

MEU NOVO LIVRO À VENDA NA LIVRARIA MARTINS FONTES E NA FONTE EDITORIAL http://www.fonteeditorial.com.br/fonte-editorial-catalogo/bolsonaro-um-caso-de-neopopulismo-maligno/

Méndez – Se dice que esta es la campaña electoral más polarizada en Brasil en décadas. ¿Cuáles serían las principales razones para esta polarización?

JAGA – A polarização foi criada na era Lulista, por meio de uma política de exclusão dos partidos, das instituições e da opinião pública de oposição. O contexto de alta insatisfação popular com relação à classe política e ao governo de modo geral propiciou o surgimento de Bolsonaro, cujo crescimento como candidato à presidência foi respondido pelo PT com uma radicalização dos extremos. Bolsonaro respondeu nos mesmos termos e, desde então, Lula e Bolsonaro alimentaram entre si a polarização, que age para excluir os moderados.

Méndez – El ex Presidente Lula da Silva, según los sondeos, tiene una ventaja de unos 15 puntos sobre el mandatario Jair Bolsonaro, quien busca la reelección. ¿Ve usted factible un triunfo en primera vuelta del candidato Lula o es más posible un balotaje?

JAGA – Balotagem é o mais provável. Lula e o lulismo jamais foram eleitos no primeiro turno, mesmo no auge da era Lula. O PT nunca controlou mais do que 25% do eleitorado e sempre se recusou a aproximar-se dos moderados e, até 2018, sempre tratou os moderados como principal inimigo. Até Fernando Haddad, quando substituiu Lula como candidato à  presidência, recusou-se a aliar-se ao centro, e mesmo a Ciro Gomes, também de esquerda. Hoje, Lula e o PT continuam a hostilizar os independentes. ¹

Méndez – Cuáles son los planes de gobierno que ha presentado Lula? y ¿cuál es el programa de gobierno del Presidente Bolsonaro? 

JAGA –No lo tienen. El programa son  ellos mismos.

Méndez – Cuáles son las fortalezas y debilidades del candidato Lula?

JAGA – Sua enorme habilidade para cativar todos os seus interlocutores e o eleitorado, sobretudo o povo mais vulnerável. Sua capacidade para comprar políticos, empresários e o povo cuja subsistência depende do Estado. No começo de sua carreira, dada sua popularidade com os sindicalistas e da admiração das classes dirigentes por sua capacidade de aprender rapidamente a lidar com os pobres e os ricos. Sua principal debilidade é sua alta ambição e sua imensa pretensão que não lhe permite aceitar quem não se curva diante de sua suposta grandeza.

Méndez – Y ¿cuáles son las fortalezas y debilidades del Mandatario Bolsonaro?

JAGA – Ele foi o único a expressar a insatisfação popular contra tudo e contra todos, desde 2013, com grandes protestos nas ruas, e a maneira radical de Bolsonaro para explorar essa insatisfação atraiu parcelas do eleitorado que esperavam uma mudança radical e rápida, e não entendiam suficientemente a política acreditando que Bolsonaro sozinho mudaria tudo.

Méndez – ¿Cuál es el perfil de los votantes de Lula da Silva y de Bolsonaro?

Ver arriba

Méndez – ?Finalmente, ¿cuál es el contexto económico y social en que se encuentra Brasil en vísperas de las elecciones?

JAGA – O governo Bolsonaro promoveu políticas insustentáveis, que resultou em alta de preços, desestabilização do setor produtivo, alto endividamento público e privado, e baixo ou nulo crescimento, provocando desconfiança generalizada dos investidores e consumidores. O sentimento da sociedade é de medo dos desdobramentos sociais, econômicos e de violência, dadas as ameaças de golpe de Estado contidas nos pronunciamentos da presidência. Mas a sociedade não está polarizada nem radicalizada, está perplexa.




[1] A duas semanas da eleição, Lula e o PT adotaram uma atitude triunfalista diante de sua dianteira nas estimativas dos institutos de pesquisa, e atacaram raivosamente os candidatos independentes, acusando-os de traição para favorecer Bolsonaro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *