Dr. Jekyll and Mr. Hide?

NÃO CREIO

Alguns observadores apostam que Bolsonaro irá usar a máscara de Paz e Amor, obrigado pela presença de Lula. Eu diria que Bolsonaro pode estar sendo empurrado por sua asa política para a máscara mas, como já vimos, não consegue passar 24 horas sem arrancá-la. Continuo achando que ele não muda e vai continuar batendo de frente contra quem quer que obstrua sua via vitoriosa para a divindade. Sua asa de justos o empurra contra a asa política e, pelo que vemos, exige fidelidade dele e de sua família (estou convencido, até prova em contrário, que Bolsonaro é refém de seus seguidores, e não o contrário).

Quanto ao Lula, ele se veste perfeitamente na fantasia de paz e amor e na de metalúrgico enfezado. Sabe comportar-se nas duas personagens e atua com perfeição quando e onde for necessário.

Como irão atuar, é impossível prever neste momento, mas chuto que Lula vai tentar usar os dois bonés. Entretanto, seu sucesso está comprometido diante de diferentes públicos – o empresariado, a direita democrática e até a parte da centro-esquerda que já não suporta o PT. Além disso, a pressão da ala revanchista da esquerda vai pressioná-lo para a radicalização.

Quanto a Bolsonaro, creio que em algum momento irá em frente a todo vapor – docemente constrangido, como diria o artista francês – nos braços de seus fiéis. Se, e quando, cair a ficha que ele não pode passar para o segundo turno, deus nos acuda.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *